sábado, fevereiro 14, 2009

Agência Brasil - Edmar Moreira pede ao TSE declaração de justa causa para deixar o DEM sem perder mandato - Direito Eleitoral

 
9 de Fevereiro de 2009 - 18h55 - Última modificação em 9 de Fevereiro de 2009 - 18h56


Edmar Moreira pede ao TSE declaração de justa causa para deixar o DEM sem perder mandato

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O deputado federal Edmar Moreira (DEM-MG) ajuizou hoje (9), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido de reconhecimento de justa causa para que possa se desfiliar do seu partido sem perder o mandato. Ele alegou estar sofrendo “perseguição política, com grave discriminação pessoal” da presidência e da liderança do partido na Câmara dos Deputados.

Moreira estaria sob ameaça de expulsão do partido, por ter lançado candidatura avulsa para o cargo de 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, disputa na qual venceu o candidato oficial do DEM, deputado Vic Pires Franco (PA). Outro fato apontado por Moreira como motivo de perseguição diz respeito à suposta omissão na declaração do imposto de renda de uma luxuosa propriedade no interior de Minas, conhecida como Castelo Monalisa. O deputado alega que, desde 1993, o castelo pertence aos seus dois filhos.

Edmar Moreira também é citado em um inquérito, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre apropriação indébita previdenciária. “Desde quando a mera existência de uma denúncia é óbice legal ou fático a exercício de qualquer cargo na mesa diretora da Câmara?”, questionou, no recurso, o deputado. “O partido é que não está sendo fiel com seu filiado” acrescentou.

O pedido de Moreira será relatado pelo ministro Félix Fischer. Inicialmente, o ministro terá que abrir prazo para a manifestação formal das partes. Depois, para ir a plenário, a ação deve ser publicada, com 48 horas de antecedência, na pauta de julgamentos do TSE.



 


Agência Brasil - Edmar Moreira pede ao TSE declaração de justa causa para deixar o DEM sem perder mandato - Direito Eleitoral

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário