quarta-feira, maio 05, 2010

No O Estado: "Inácio promove redução da jornada de trabalho"

Do Blog Relações do Trabalho - No O Estado: "Inácio promove redução da jornada de trabalho":

"Notícia publicada em 04/05/2010 pelo O Estado.

Na manhã de ontem, por ocasião de 'Café com Política' na sede do Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de Fortaleza, o senador Inácio Arruda (PCdoB) fez o lançamento nacional da cartilha destinada a orientar a campanha nacional em defesa da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 231/95, de sua autoria, que reduz de 44 horas para 40 horas a jornada semanal de trabalho. Presentes ao ato o deputado federal Chico Lopes e o deputado estadual João Ananias, ambos do PCdoB, os vereadores Salmito Filho (PT), presidente da CMF; Eliana Gomes (PC do B), Adahil Júnior (PRP); Paulo Facó (PT do B) e Gelson Ferraz (PRB), secretários e diretores de autarquias municipais, além de representantes de entidades populares de Fortaleza e Região Metropolitana.

Segundo o senador Inácio, a redução da jornada de trabalho é uma luta iniciada há 22 anos, quando foi proposta na Constituinte de 1988, sendo então derrotada pela força dos 'partidos conservadores'.

Hoje, segundo ele, a situação é diferente, pois já existe uma clara tendência para a aprovação dessa matéria. Prova disso é o apoio integral de todos os 60 deputados da Comissão Especial, formada por deputados de todos os 27 partidos. 'O Brasil, diz Inácio, é a única grande economia mundial onde ainda existe jornada de mais de 40 horas, e com a indecência das horas extras'. A PEC está parada no Congresso, sem previsão para ser votada.

Para Inácio, o importante agora é a unificação de esforços em todo o território nacional, a começar por Fortaleza, onde deverão ocorrer debates em pelo menos dez bairros, onde se encontram as maiores concentrações de pessoas desempregadas.

Estas, diz o senador, serão beneficiadas com a redução de jornada de trabalho, já que dessa medida, segundo ele, nascerão muitos empregos. A campanha nacional será coroada no dia 1º de junho, em São Paulo, com uma grande concentração de todas as centrais sindicais do país. Quanto à votação da PEC, Inácio afirma que 'para ganhar ou para perder, ela deve ser votada agora'.

APOIO INTEGRAL

Na condição de presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito afirmou ser esse Poder o primeiro do país a abrir no seu estado as portas para o debate sobre a redução da jornada de trabalho. Trata-se, portanto, de um apoio dado integralmente não só pela presidência da Mesa, como por toda a CMF. 'Essa bandeira que o senador Inácio ostenta passa a ser de todos os brasileiros que querem ver mais empregos e menos exploração dos trabalhadores', disse ele.'"


Fonte: Blog Relações do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário