quarta-feira, junho 24, 2009

Agência Brasil - Policiais civis de Goiás retomam greve com manifestação prevista para amanhã em Luiziânia - Direitos Humanos

 
23 de Junho de 2009 - 19h42 - Última modificação em 24 de Junho de 2009 - 09h33


Policiais civis de Goiás retomam greve com manifestação prevista para amanhã em Luiziânia

Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Valparaíso (GO) - Os policiais civis de Goiás farão amanhã (24) uma manifestação em frente ao Fórum de Luziânia, onde o mutirão da carceragem irá examinar os processos dos réus presos no município. A mobilização marca a retomada da greve iniciada há cerca de 45 dias e decretada ilegal em julgamento inicial.

Há dois dias o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol/GO) conseguiu com um recurso em segunda instância o direito de retomar a greve. Os policiais reivindicam a reposição de 50% do valor do salário, equivalente à inflação dos últimos 5 anos, segundo o sindicato.

Além da remuneração, a manifestação tem o objetivo de “conscientizar o Judiciário” sobre os problemas de segurança pública, disse Gildásio Rodrigues, diretor administrativo do Sinpol/GO.

De acordo com o dirigente, o Entorno do Distrito Federal, com aproximadamente 1 milhão de habitantes, tem apenas 300 policiais e há “delegacias sem viaturas” ou com “equipamentos sucateados”. “A 1ª Delegacia Policial de Valparaíso, em Goiás, se transformou em um depósito de presos”, disse.

Segundo Gildásio Rodrigues, 40 pessoas que vivem em regime semiaberto (progressão de regime prisional) dormem na delegacia “em uma sala que não tem 40 metros quadrados”. Em nota divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça, o juiz federal Marcelo Meireles Lobão afirmou que a situação na 1ª DP de Valparaíso é irregular. “Isso é um convite à impunidade. Os detentos acabam saindo do regime fechado diretamente para uma espécie de regime aberto, o que viola o princípio da ressocialização”.

Segundo o diretor administrativo do Sinpol/GO, os delegados de polícia também vão aderir à greve na próxima quinta-feira (25). “As delegacias vão ficar fechadas”, afirmou. Em fevereiro do ano passado, representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário visitaram as cadeias no Entorno do Distrito Federal, inclusive em Valparaíso.




Edição: Aécio Amado  


Agência Brasil - Policiais civis de Goiás retomam greve com manifestação prevista para amanhã em Luiziânia - Direitos Humanos

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio AdSense