segunda-feira, novembro 10, 2008

Agência Brasil - Governo precisa reforçar papel das famílias nas escolas, defende Haddad - Direitos Humanos

 
7 de Novembro de 2008 - 14h23 - Última modificação em 7 de Novembro de 2008 - 14h22


Governo precisa reforçar papel das famílias nas escolas, defende Haddad

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Marcello Casal JR/ABr
Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, dá entrevista  a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)Brasília - O ministro da Educação, Fernando Haddad, dá entrevista a emissoras de rádio no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Brasília - O governo precisa reforçar o papel da família dentro das escolas, defendeu hoje (7) o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ontem (6) ele participou, em Brasília, de encontro para discutir de que formas as famílias podem contribuir para melhorar a qualidade do ensino. O evento vai até amanhã (8) e conta com a participação de 85 pais de estudantes de escolas públicas, além de representantes de movimentos religiosos.

“É a primeira vez que o MEC convoca esse povo para Brasília para definir uma estratégia comum. É um preocupação enorme porque sem a família é muito difícil. A escola é pública porque depende desse elemento comunitário, do envolvimento das famílias", destacou o ministro.

Para Haddad, razões de fundo cultural e socioeconômico levam ao distanciamento dos pais em relação ao trabalho desempenhado pelos professores nas escolas. “Às vezes, o pai e a mãe acordam às 4h e chegam às 20h em casa. Tem de tudo.”

Na avaliação do ministro, a prioridade deve ser “quebrar o paradigma cultural”, seguida da garantia de melhores condições socioeconômicas para que as famílias tenham tempo de participar do aprendizado das crianças.

“Os dois desafios estão colocados. Há muitas famílias que já poderiam estar participando, que teriam condições. O que temos que fazer é induzir, pelo convencimento, pela mobilização, essa tendência que é mundial do compromisso dos pais e responsáveis pela educação dos filhos. Não apenas do ponto de vista da freqüência, mas também do aprendizado. É possível que as famílias possam fazer esse acompanhamento do dever de casa e o contato freqüente com o professor.”


 


Agência Brasil - Governo precisa reforçar papel das famílias nas escolas, defende Haddad - Direitos Humanos

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio AdSense