6 de Novembro de 2008 - 14h18 - Última modificação em 6 de Novembro de 2008 - 15h40
Ministro Edson Santos diz que ainda falta muito para Brasil ter presidente negro
Da Agência Brasil
Brasília - Ao comentar as eleições de terça-feira (4) nos Estados Unidos, em que um negro, o senador democrata Barack Obama, foi eleito presidente da República, o ministro de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, disse que no Brasil essa ainda não é uma possibilidade real.
“Ainda estamos longe de chegar a esse ponto no Brasil. Os negros são 49,4% da população brasileira, mas isso não se reflete na representação institucional. No Congresso Nacional, por exemplo, não há nem 10% de deputados negros”, disse Santos, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Para o ministro, a vitória de Barack Obama se deu porque ele conseguiu interpretar o sentimento do povo norte-americano. “Ele é produto de todo um processo histórico vivido pela população americana, em que, até metade do século passado, os negros eram segregados, não tinham direito a voto em vários locais.”
Segundo Santos, com a eleição do novo presidente, é possível que os Estados Unidos melhorem sua imagem no mundo. “Acredito que Obama estreite as relações com a Africa e que também tenha uma agenda para tirar da miséria a população negra. Dessa forma, é possível que eles tenham uma relação mais democrática com os demais países."
![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário