sexta-feira, outubro 24, 2008

Agência Brasil - Candidata do PT em Porto Alegre comemora apoio de Lula no horário eleitoral na última hora - Direito Eleitoral

 
23 de Outubro de 2008 - 18h08 - Última modificação em 23 de Outubro de 2008 - 18h12


Candidata do PT em Porto Alegre comemora apoio de Lula no horário eleitoral na última hora

Mylena Fiori
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Porto Alegre - A candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário, ganhou reforço de peso nessa reta final de campanha. Depois de resistir durante todo o primeiro turno e grande parte do segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalmente topou pedir explicitamente votos para Maria do Rosário nos programas eleitorais de televisão.

“Faz diferença sempre, é a voz de um presidente que é amado pelo povo e muito respeitado”, comentou Maria do Rosário, em ato de campanha, na tarde de hoje (23), no centro de Porto Alegre. “O presidente já estava na campanha com apoio, como presidente de honra do PT. Quando gravou os programas, fez um carinho em todo mundo, que está levando as bandeiras que ele acredita”, afirmou.

Lula gravou participação nos quatro últimos programas – dois de hoje e dois de amanhã (23). O presidente até agora vinha evitando participar ativamente de campanhas onde candidatos do PT concorressem com políticos da base aliada. Em Porto Alegre, o opositor é José Fogaça, do PMDB – braço forte do governo no Congresso.

A entrada de Lula era uma demanda do PT gaúcho e acabou se concretizando, diante da grande vantagem de Fogaça nas últimas pesquisas. O Datafolha de hoje aponta Fogaça com 51% das intenções de voto, contra 37% de Maria do Rosário. Considerados apenas os votos válidos, a diferença, que era de 14 pontos percentuais sobiu mais dois pontos, passando para 16 pontos percentuais – 58% a 42%.

Para virar o jogo na capital gaúcha, o PT também finalmente conseguiu que Manuela D`Ávila se engajasse na campanha de Rosário. Mesmo com o apoio oficial do PCdoB à candidatura petista, Manuela se mantinha até agora afastada da campanha, em razão de atritos entre as candidatas no primeiro turno. Terceira candidata mais votada em Porto Alegre, com 15,35% dos votos válidos, Manuela participará de caminhadas pela cidade com Rosário neste final de semana. “É uma alegria para nossa campanha, uma pessoa que fez um belíssimo primeiro turno e é o símbolo de uma esquerda unida”, comentou Maria do Rosário.

Agora à tarde, poucas horas antes do comício final de José Fogaça, a candidata do PT fez corpo a corpo na chamada Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre. Ao lado do senador Paulo Paim, distribuiu autógrafos e ouviu as demandas de moradores da cidade, como a cozinheira Vera Lúcia, de 49 anos. Ela se aproximou de Maria do Rosário para contar que foi parar no pronto socorro depois de cair em um buraco de esgoto sem tampa. Do novo prefeito ela espera uma cidade mais limpa, com mais postos de saúde e mais ônibus. Mas a prioridade, para Vera Lúcia, deve ser uma solução para os meninos de rua. “A primeira coisa, urgente mesmo, é tirar as crianças da rua, está horrível, a cidade está minada de crianças abandonadas e mesmo adultos atirados pelas ruas”, afirmou.

A amiga Adriane Cunha, também cozinheira, de 39 anos, pediu prioridade à área da saúde. Ela mora na Vila Orfanotrófio 2 e reclamou da carência de médicos. “Fizeram reforma no posto de saúde, mas ficamos mais de um mês sem médico. Agora, só distribuem dez fichas por dia. O que adianta pintar e reformar se o principal a gente não tem? “, indagou.

 



 



 


Agência Brasil - Candidata do PT em Porto Alegre comemora apoio de Lula no horário eleitoral na última hora - Direito Eleitoral

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio AdSense