quarta-feira, outubro 22, 2008

Agência Brasil - Ministro Vannuchi critica atuação das polícias de São Paulo - Direitos Humanos

 
21 de Outubro de 2008 - 22h57 - Última modificação em 21 de Outubro de 2008 - 22h57


Ministro Vannuchi critica atuação das polícias de São Paulo

Kátia Buzar
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, criticou hoje (21) as atuações das polícias civil e militar de São Paulo. Ao falar sobre o enfrentamento da PM com os policiais civil em greve no estado e sobre a intervenção da Polícia Militar no seqüestro e morte de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos – executada com um tiro na cabeça por seu ex-namorado Lindemberg Alves, 22 -, Vannuchi condenou o comportamento das duas corporações.


Para o ministro Vannuchi, que presidiu a 4ª reunião de Secretários Estaduais de Direitos Humanos, em Brasília, as polícias têm que ser reformadas e reestruturadas com urgência e “não pode haver esse tipo de conflito. Há uma inabilidade da autoridade negociadora e os policiais precisam se ver e serem vistos como defensores dos direitos humanos”.


Na reunião, foram discutidas as propostas para a 11ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada em Brasília, entre dias 15 e 18 de dezembro.


Vannuchi avaliou como positivo o encontro porque “em pleno segundo turno das eleições se deslocaram até a capital federal representantes de 23 estados dos mais variados partidos, unidos em torno da pauta dos direitos humanos. Isso mostra o amadurecimento da democracia brasileira.”.


Os secretários trataram de temas relacionados à violação dos direitos humanos, como combate ao trabalho escravo, prostituição infantil, tortura e homofobia.


O coordenador dos Direitos Humanos do Piauí, Alci Marcos Borges, surpreendeu pela ousadia ao promover uma Conferência sobre Direitos Humanos dentro de um presídio feminino, com a discussão dos direitos humanos sob a ótica das detentas: “Abrimos conferências livres, o que, dentro de uma prisão, chega ser um paradoxo, mas elas deixaram uma contribuição bastante reflexiva sobre os direitos humanos no sistema penitenciário, sobre a morosidade do Judiciário e sobre coisas da realidade delas”



 


Agência Brasil - Ministro Vannuchi critica atuação das polícias de São Paulo - Direitos Humanos

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio AdSense