sexta-feira, outubro 24, 2008

Agência Brasil - Após virada em pesquisas, Lacerda diz que Quintão deveria “perder com dignidade” - Direito Eleitoral

 
23 de Outubro de 2008 - 16h40 - Última modificação em 23 de Outubro de 2008 - 16h47


Após virada em pesquisas, Lacerda diz que Quintão deveria “perder com dignidade”

Marco Antonio Soalheiro
Enviado Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Belo Horizonte - O candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), seu vice, Roberto Carvalho (PT), e apoiadores demonstraram hoje (23) euforia e confiança com a reviravolta nas pesquisas de intenção de voto, que reconduziram o socialista à liderança da disputa. Em entrevista à Agência Brasil, durante visita ao Aglomerado da Serra, que reúne cinco vilas e favelas da zona sul da capital mineira, Lacerda afirmou não acreditar em novas surpresas e alfinetou o adversário Leonardo Quintão (PMDB).

“Está havendo um processo muito claro de conscientização da população sobre a real identidade dos dois candidatos. A máscara dele [Quintão] de bom moço está caindo, porque ele começou  a apelar para a baixaria. Ele poderia perder a eleição com dignidade e manter o seu capital político, mas está  jogando tudo por terra”, disse Lacerda.

Carvalho foi além. O candidato a vice de Lacerda disse que ocorrerá uma “vitória extraordinária” da coligação Aliança  por BH, arquitetada pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo atual prefeito Fernando Pimentel (PT),  numa incomum aliança entre dois partidos rivais no plano nacional.

“A gente roda a cidade inteira e sente a firmeza da população. Talvez tenhamos uma diferença no final de até 15 pontos”, previu Carvalho. Otimismo à parte, a ligeira  vantagem obtida por Lacerda nas últimas pesquisas ainda é considerada pelos institutos como empate técnico. 

A troca de ofensas pessoais entre os candidatos tem dado a tônica do segundo turno em Belo Horizonte. Quintão insiste em associar Lacerda ao esquema do “mensalão” e já comparou o papel supostamente exercido pelo socialista ao de um “aviãozinho” do tráfico de drogas. Lacerda, por sua vez, divulgou vídeo em que Quintão prometia “chutar o traseiro”  dos adversários e refere ao peemedebista como “ator” e “despreparado”.

O evidente baixo nível do debate é reconhecido por Lacerda, que, entretanto, alega apenas ter reagido às ofensas sofridas.

“O baixo nível aconteceu no primeiro turno, quando nosso adversário utilizou de outras candidaturas para fazer ataques e a estrutura dele trabalhou nas madrugadas com uma máquina de difamação ilegal e criminosa contra mim, espalhando cartazes. Nós reagimos e nossos militantes ficaram indignados como esse processo de degradação política, que BH não merece”, argumentou.

O aglomerado visitado por Lacerda abriga aproximadamente 60 mil pessoas e foi agraciado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras em pavimentação de ruas, construção de casas populares, melhorias em saneamento e saúde. O candidato prometeu dar continuidade à parceria com o governo federal.

 Em caminhada, acompanhado do senador capixaba Renato Casagrande, secretário-geral do PSB nacional, Lacerda parou para cumprimentar trabalhadores de todos os comércios, visitou postos de saúde e creches, abraçou crianças e saudou pelas janelas até passageiros de um ônibus que foi obrigado a parar ao cruzar com a comitiva de campanha.


 


Agência Brasil - Após virada em pesquisas, Lacerda diz que Quintão deveria “perder com dignidade” - Direito Eleitoral

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncio AdSense